segunda-feira, 17 de abril de 2017

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO


Artigo | PorTerezinha Márcia de Carvalho Lino

A Administração da Produção e Operações é responsável pela seleção, escolha e determinação da forma de como serão utilizados os recursos destinados à produção de bens e serviços. Além dos recursos de produção - humanos, tecnológicos, informacionais, materiais -, os processos precisam ser gerenciados de forma estratégica, para que os produtos fabricados possam atender às exigências dos clientes em relação à qualidade, tempo e custos, contribuindo assim para a geração de lucro para a empresa.
A palavra “produção” está relacionada às atividades industriais, enquanto que a palavra “operações” refere-se às atividades desenvolvidas em empresas de serviços.
A definição do que produzir e a maneira de como produzir varia de acordo com a época em que está vivendo. Martins e Laugeni (2006) descrevem de forma cronológica essa variação:
  • produção artesanal – o artesão confeccionava o produto procurando atender às necessidades específicas de seus clientes. As peças eram praticamente exclusivas e feitas sob encomendas;
  •  produção em massa - padronização dos produtos - após Revolução Industrial  o consumidor passa a adquirir os produtos desenvolvidos pelos projetistas, que, geralmente não consultavam as preferências do mercado. Nesta fase o objetivo era melhorar a produtividade e reduzir custos, com produção de grandes volumes de produtos padronizados. Esta fase pode ser definida como product-out – a preocupação é colocar o produto no mercado;
  • produção com qualidade total  - após a Segunda Guerra Mundial, os japoneses se destacaram no mercado pela busca da melhoria da qualidade dos seus produtos, visando conquistar o mercado mundial. Nesta fase, as empresas foram forçadas a ouvir o mercado. Surge então uma nova abordagem de produção, ou seja, as empresas passaram a produzir aquilo que o mercado queria comprar – fase denominada market-in: do mercado para a empresa.

          A decisão do que produzir, não é uma decisão fácil. As empresas precisam conhecer não só as necessidades e exigências dos seus clientes, mas também o mercado fornecedor e os potenciais concorrentes. Por isso, é tão importante criar um produto a partir de um projeto bem elaborado. Em um projeto de desenvolvimento de um produto é necessário ter bem definidos o conceito - conjunto de benefícios que o consumidor espera encontrar no produto/serviço que está comprando; o pacote - conjunto de componentes que proporciona os benefícios definidos no conceito e o processo - define a relação entre os componentes dos produtos e serviços.

      Por: Terezinha Márcia de Carvalho Lino
      Professora Mestre em Administração












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