Artigo | PorTerezinha
Márcia de Carvalho Lino
A Administração da Produção e
Operações é responsável pela seleção, escolha e determinação da forma de como
serão utilizados os recursos destinados à produção de bens e serviços. Além dos
recursos de produção - humanos, tecnológicos, informacionais, materiais -, os
processos precisam ser gerenciados de forma estratégica, para que os produtos
fabricados possam atender às exigências dos clientes em relação à qualidade,
tempo e custos, contribuindo assim para a geração de lucro para a empresa.
A palavra “produção” está
relacionada às atividades industriais, enquanto que a palavra “operações”
refere-se às atividades desenvolvidas em empresas de serviços.
A definição do que produzir e a
maneira de como produzir varia de acordo com a época em que está vivendo.
Martins e Laugeni (2006) descrevem de forma cronológica essa variação:
- produção artesanal – o artesão confeccionava o produto procurando atender às necessidades específicas de seus clientes. As peças eram praticamente exclusivas e feitas sob encomendas;
- produção em massa - padronização dos produtos - após Revolução Industrial – o consumidor passa a adquirir os produtos desenvolvidos pelos projetistas, que, geralmente não consultavam as preferências do mercado. Nesta fase o objetivo era melhorar a produtividade e reduzir custos, com produção de grandes volumes de produtos padronizados. Esta fase pode ser definida como product-out – a preocupação é colocar o produto no mercado;
- produção com qualidade total - após a Segunda Guerra Mundial, os japoneses se destacaram no mercado pela busca da melhoria da qualidade dos seus produtos, visando conquistar o mercado mundial. Nesta fase, as empresas foram forçadas a ouvir o mercado. Surge então uma nova abordagem de produção, ou seja, as empresas passaram a produzir aquilo que o mercado queria comprar – fase denominada market-in: do mercado para a empresa.
Por: Terezinha Márcia de Carvalho Lino
Professora Mestre em Administração
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